Sep 11 2008

O consumo de peixe durante a gestação e a amamentação beneficia os bebês

Escrito por bia às 3:59 pm em alimentos funcionais

Há muito tempo já se conhece a influência da alimentação materna e a importância da amamentação sobre  a saúde dos pequenos. Em mais uma recente pesquisa, publicada na edição de setembro do American Journal of Clinical Nutrition, foi constatado que o consumo de peixes pela mãe, durante a gestação e a lactação (pelo menos 2 vezes/semana), melhoram o desenvolvimento físico e cognitivo do bebê.

Cientistas americanos e dinamarqueses avaliaram dados de mais de 25 mil crianças nascidas de mulheres que participavam de um estudo chamado Coorte Nacional Dinamarquesa de Nascimentos. As mães foram entrevistadas e indagadas sobre etapas do desenvolvimento infantil (do 6º ao 18º mês – após o nascimento), e amamentação; a dieta pré-natal também foi avaliada.

Os resultados das análises indicaram que os bebês cujas mães faziam uso dos peixes possuíam mais chances de terem melhores habilidades motoras e cognitivas e tinham melhores notas nos testes de desenvolvimento aos 6 e aos 18 meses de vida.

A duração da amamentação também foi associada ao desenvolvimento infantil, principalmente aos 18 meses. Os autores da pesquisa demonstraram que os nutrientes presentes no leite materno, incluindo o ômega-3 (encontrado também em peixes) são benéficos para o desenvolvimento da criança. Os benefícios do consumo de peixes eram similares independentemente do tempo da amamentação.

Fontes alimentares de ômega-3:

A linhaça, o leite materno e peixes de águas frias e profundas, como a sardinha, o salmão, o bacalhau, a cavala e o linguado.

No responses yet

Trackback URI | Comments RSS

Deixe um comentário