Aug 20 2008

Saiba como se livrar da “prisão de ventre”

Escrito por às 12:53 am em obstipação

A Obstipação ou Constipação Intestinal (mais conhecida como “prisão de ventre”) é um problema de origem funcional, decorrente de um mau funcionamento intestinal relacionado a evacuação insatisfatória, esforço excessivo para evacuar, evacuação incompleta (retenção das fezes no intestino) e fezes endurecidas. Pode ser do tipo aguda, começando de forma repentina e claramente perceptível e do tipo crônica que pode começar de forma sutil e persistir durante meses ou anos.

O fato de não evacuar todos os dias, contudo, ao contrário do que muita gente pensa, não significa dizer necessariamente que a pessoa está obstipada. É considerada uma frequência normal entre três vezes por dia e três vezes por semana, sendo o ritmo variável de indivíduo para indivíduo. O que pode ser normal para você pode não ser para outra pessoa!

Principais causas: erros alimentares como dieta isenta em fibras, uso excessivo de proteínas e alimentos industrializados e refinados além da inanição (jejum prolongado); desordens funcionais e estruturais do intestino em todas as suas seções, distúrbios psiquiátricos como depressão, anorexia e psicose; e uso de fármacos, inclusive o uso excessivo de laxantes.

Durante a gravidez, ocorre alteração hormonal e o aumento do útero tende a pressionar o intestino, ocasionando a obstipação intestinal, muito em evidência principalmente no final da gravidez, onde o tamanho uterino vai gradualmente aumentando.

Sintomas mais comuns: desejo freqüente de evacuar (sem sucesso), cólicas, distensão abdominal e flatulência. A “prisão de ventre” ainda é uma das causas principais das hemorróidas e da apendicite, assim como de acnes e da intoxicação geral do organismo. Com a retenção das fezes no intestino, há maior fermentação, formação de gases, assimilação de uma maior carga de toxinas e resíduos no organismo, além de uma tendência à irritabilidade nervosa.

Previna-se:

  • Ingira diariamente de 8 a 10 copos de água – a ingestão de líquidos ajuda no aumento do trânsito intestinal e na expulsão do bolo fecal, de maneira facilitada, pois hidrata o bolo fecal e o deixa amolecido;
  • Consuma alimentos ricos em fibras*: frutas e vegetais (preferencialmente crus e com casca – bem higienizados), farelos (de trigo ou de arroz), cereais integrais, leguminosas;
  • Utilize probióticos e prebióticos;
  • Mastigue bem os alimentos;
  • Estabeleça um horário tranquilo para ir ao banheiro – preferencialmente após as refeições. A presença dos alimentos estimula o funcionamento intestinal;
  • Sempre que sentir vontade de evacuar vá ao banheiro, nunca deixe para depois!;
  • Pratique atividade física, pois ela vai estimular os movimentos peristálticos.

* A recomendação de fibras diária é de 25-30g para adultos saudáveis e mais 5 g/dia para crianças.

15 responses so far

15 comentários em “Saiba como se livrar da “prisão de ventre””

  1. fidji figueiredoem 24 Apr 2009 às 10:13 am

    as explicaçoes de facto foram convictas.Agora estou mais esclarecido quanto a prisao de ventre.obrigado e bom trabalho.
    fidji

  2. Jamieem 17 Nov 2009 às 1:20 pm

    o que seriam probióticos e prebióticos?

  3. Jamieem 17 Nov 2009 às 1:20 pm

    o que significa probióticos e prebióticos?

  4. Salvio Natalem 01 Dec 2009 às 12:12 pm

    Tenho tomado café da manhã misturado com farelo de trigo, duas colheres de sopa e de linhaça uma colher. Melhorou e muito no transporte do bolo fecal. As comadres têm me alertado sobre farelo de linhaça emagrece as pessoas que se alimentam dele, seria real isso? Sou magro, não quero me tornar mais magro ainda. Tenho tendência a não beber água, está difícil me convencer dessa prática.

  5. jaurez macedo silvaem 25 Feb 2010 às 3:07 pm

    no ano de 2002, sub,meter uma cirrugia de cardioplastia ( esofago),logo após alguns apareceu obstipação e flatulencia.. cada dia agravando o quadro.. já submeti a todos os exames do aparelho gastro intestinal.. tudo negativo, como fazer para amenizar ou curar este male.. reponda-me por favor.. abraços juarez…

  6. HENRIQUE TOLEDOem 25 Apr 2010 às 9:44 pm

    Muito interessante esse sita, gostei mesmo, entre porque fiz uma pesquisa no google e achei esse site. Minha esposa tem um grande problema de prisão de ventre, gostaria de uma dieta para que possa melhorar. Ja comprei barras ce cereais, active, um monte de coisa. grato. HENRIQUE TOLEDO…

  7. Sueliem 08 Jun 2010 às 9:08 pm

    adorei a dica.

  8. Fátimaem 21 Jul 2010 às 11:58 pm

    muito bom, se seguirem direitinho como diz ai, vai ajudar bastante com certeza!

  9. Filipaem 17 Dec 2010 às 2:30 pm

    Tenho 11 anos e tenho prisao de ventre.acho que e muito desconfortante, quase nao consigo andar com as dores e tenho a barriga muito inchada!Espero conseguir seguir esta dieta(pois nao gosto de frutas etc…) e resolver o problema pois nao queria nada ter de utilizar medicamentos ou ate ir ao medico!muito obrigado pela ajuda,FILIPA AZEVEDO

  10. waldeniraem 24 Mar 2011 às 12:42 pm

    tenho 53 anos e tenho muita prisão de ventre. Mais consegui melhorar bastante com uma receita bem fácil e barata. coloque no liquidificador caldo de tres laranjas lima, 5 ameixas pretas sem caroço, um mamão papaia e duas colhres de farelo de trigo e tome a noite antes de deitar.

  11. claussio b. nascimentoem 27 Mar 2011 às 9:16 am

    muito obrigado pelas informaçoes, pois me passaram mais segurança.

  12. neislaneem 06 Oct 2011 às 10:54 am

    eu vou tenta fazer essa dieta, sofro muito com isso.

  13. Júlio Césarem 16 Apr 2012 às 5:29 pm

    Boa tarde a todos eu não sabia sobre a linhaça, já conhecia mas não sabia que era tão bom assim em relação a prisão de ventre, fico grato a todos que postaram por certo cada uma das idéias teve um efeito, o mais importante não é aprender e sim ensinar o que aprendemos com as lições da vida,

    Att, gratos à todos …

  14. alineem 31 Mar 2013 às 7:53 pm

    Pooxa depois que tive filho fiquei com prisão de frente horrivel da ate medo de ir ao banheiro oque faço pra melhorar ou me curar disso?

  15. adrianaem 11 Jun 2013 às 11:58 am

    boa tarde gostaria de fazer uma pergunta eu ando as dois dias presa porque tive uma infecçao urinaria ligeira mas tive de tomar antibiotico e bebo muito pouca agua é um dos meus grandes males e agora as fézes sao duras e tenho vontade de ir a casa de banho mas chego la e nao consigo fazer nada .o que faço?e ando desconfortavel.obrigado

Trackback URI | Comments RSS

Deixe um comentário